quinta-feira, junho 29, 2006

bolas & massas


Na minha deambulação pelo desconhecido cruzei-me com o malabarismo. Comecei desajeitadamente com 3 bolas e recentemente tive o prazer de explorar as massas.
No processo de aprendizagem das massas apercebi-me que existe uma analogia muito interessante. Conclui que o malabarismo com bolas pertence ao domínio da mecânica clássica, enquanto que as massas pertencem ao mundo da mecânica quântica.
Passando a explicar-me, para fazer malabarismo com bolas qualquer valor de energia que se aplique nas bolas (por mais que subam, ou por maior velocidade que tenham), o movimento pode sempre ter continuidade. Assim o valor de energia que podemos aplicar nas bolas é um contínuo, pode ser qualquer valor.
Por outro lado nas massas não pode haver meias rotações, as massas tem de dar uma, duas, três voltas e nunca podem dar meias voltas, assim sendo o valor de energia a aplicar é discreto, ou seja, o valor da energia de uma massa mal sai da mão para ser possível fazer malabarismo é:

E = n* (energia para fazer a massa dar uma volta completa).
Em que n=1,2,3…

obs. Obviamente que ambos os movimentos pertencem a mecânica clássica, para quem já estudou quântica facilmente associa os níveis de energia um electrão num poço de potencial aos valores de energia necessária para fazer malabarismo com massas.

4 Comments:

Blogger Rosa Félix said...

fixe! já sei a teoria. Agora tenho de começar com a práctica.
perdeste uma festa altamente!!
beijinhos

5:24 da tarde  
Blogger Paris said...

O sol está a fazer-te mal, joão...
Gostei, gostei sim senhor.
;)

12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu compreendo a tua perspectiva no qe diz respeito á "Microsoft ser uma mulher", mas no malabarismo não me meto...
Beijinhoe até amanha...

6:42 da tarde  
Blogger Nikas Nana said...

Hey!Essa é a rosa bandeirinha!!
Um beijo*

6:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home